1819 - A bicicleta é patentada.
A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais. Foi inventada no século XIX na Europa. Com cerca de um bilhão de unidades em todo o mundo [1], a bicicleta é usada tanto como meio de transporte no ciclismo utilitário, como objeto de lazer no cicloturismo e para competições desportivas de ciclismo.
A bicicleta afetou consideravelmente a história tanto no campo industrial como no cultural. No início, a bicicleta inspirou-se em tecnologias pré-existentes. Hoje, no entanto, tem contribuído para outras áreas. Além de lazer e transporte, as bicicletas estão sendo adaptadas para outras utilizações, na área militar e em esportes.
A bicicleta também é bastante utilizada como meio de transporte no dia-a-dia, por ser um transporte barato, ecológico e saudável.
In Wikipédia
O cantor norte-americano Michael Jackson sofreu uma paragem cardíaca esta quinta-feira e não resistiu.
Michael Jackson morreu com 50 anos
Às 12.20 horas (20.20 em Lisboa), os paramédicos chegaram a sua casa em Holmby Hills. Michael Jackson , que faria 51 anos no dia 29 de Agosto, já não respirava. O músico foi submetido a uma massagem cardiopulmonar na ambulância que o transportou ao hospital, que fica apenas a dois minutos da sua residência. Os médicos acabaram por confirmar a morte de Michael, que teria chegado ao local em coma profundo. Centenas e centenas de fãs fizeram uma autêntica peregrinação entre o hospital e a casa do artista.
A estrela da pop, que atingiu o zénite da carreira durante a década de 80, conseguindo que o seu álbum "Thriller" fosse o mais vendido da história, preparava o relançamento da carreira já para o próximo mês de Julho. No entanto, os rumores de que estaria a ter problemas de saúde começaram a ganhar alguma consistência: o jornal sensacionalista britânico "The Sun" noticiou, em Dezembro do ano passado, que Michael padecia de cancro na pele. Todavia, a informação seria negada no mesmo dia.
Mas veio depois o anúncio do adiamento da série de 50 concertos, intitulada "This Is It", que tinha previsto para Londres. A data de início passou de 8 para 13 de Julho, com a justificação de que tudo se devia a problemas logísticos.
Os bilhetes tinham sido colocados à venda em Março e esgotaram em apenas cinco horas. Segundo a revista "Billboard", estes concertos iriam render a Michael qualquer coisa como 50 milhões de dólares. Mas ninguém sonhava que, afinal, nem a segunda data viria a ser cumprida.
Michael Jackson tem como imagem de marca as inúmeras plásticas que lhe transformaram o rosto por completo, com as quais despiu de vez os traços africanos. A própria cor da sua pele deixou de ser marcadamente negra. Estas intervenções deixaram-lhe profundas marcas, ficando debilitado tanto em termos físicos como psicológicos - passou a aparecer publicamente com o rosto sempre protegido.
O cantor teve a persegui-lo o caso de pedofilia em que se viu envolvido, que acabou num acordo que lhe ficou particularmente dispendioso com os pais da criança. Este episódio trouxe-lhe graves problemas para a carreira, estando na origem do seu período de afastamento.
Estrela à escala global, a sua morte provocou uma reacção em cadeia. Por exemplo, a wikipédia, passados apenas minutos sobre a notícia, já tinha alterado os verbos para o passado. Também no You Tube começaram de imediato a surgir os tributos.
In JN
Michael Joseph Jackson (Gary, 29 de agosto de 1958 - Los Angeles, 25 de Junho de 2009) foi um músico, cantor, compositor, ator, publicitário, escritor, produtor, diretor, dançarino, instrumentista e empresário norte-americano.
Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5; começou logo depois uma carreira solo em 1971, permanecendo como membro do grupo. Apelidado nos anos seguintes de "King of Pop" ("Rei da música Popular"), cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e HIStory: Past, Present and Future – Book I(1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos. Em idade adulta, gravou o álbum mais vendido da história, Thriller[1];
No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock[2] e música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do vídeo musical em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White" e "Scream" mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990. Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar, bem como a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance e R&B.
Jackson doou milhões de dólares durante toda sua carreira à causas beneficentes através da Dangerous World Tour, compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência, principalmente a da cor de pele devido ao Vitiligo e geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos os quais geraram controvérsia do público. O cantor teve experiências com crises de saúde desde o início dos anos 90 e sofreu também comentários sobre sua situação financeira. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Um dos poucos artistas a entrarem duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame, seus outros prêmios incluem uma série de recordes certificados pelo Guinness World Records - um deles para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - dezenove Grammys em carreira solo e seis Grammys com The Jacksons e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente, sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão[carece de fontes?]. Sua vida, constantemente nos jornais, somada a sua carreira de muito sucesso como rock superstar fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.[3] Nos últimos anos, foi citado como o homem mais conhecido mundialmente.
In Wikipédia
0 comentários:
Enviar um comentário