Câmera de cinema

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

 

1891 - Thomas Edison patenteia a câmera de cinema.


É semelhante a uma câmera fotográfica. A necessidade de fazer muitas fotografias por segundo exige a utilização de um mecanismo específico, que permita a rápida circulação do filme dentro da câmera.

O deslizar contínuo do filme se faz por meio de uma ou duas rodas dentadas. Nas câmeras de cinema, a película passa verticalmente. Entre a objetiva e a película há um obturador que gira continuamente, abrindo e fechando alternadamente a abertura do diafragma. Para conseguir um enquadramento mais preciso, a maioria das câmeras profissionais tem um sistema de visor reflex. Muitas podem incorporar uma câmera de vídeo em miniatura, com a qual se transmite a imagem do visor reflex a um monitor, para que outros membros da equipe possam acompanhar a filmagem. Esse sistema é conhecido como video assist.

A qualidade das imagens projetadas dependerá, entre outros fatores, da superfície de película gravada. Para o cinema profissional e a publicidade, normalmente emprega-se o formato de 35 mm. A película de 16 mm é mais utilizada em documentários. Também existe uma versão desse material conhecida como Super 16, com uma superfície maior da película, resultando daí uma imagem de melhor qualidade, que pode ser ampliada para 35 mm, com vistas à sua distribuição para salas comerciais. O uso da película de 8 mm, antes muito utilizada pelos cineastas amadores, foi substituída pelas câmeras de vídeo, enquanto o formato superior, de 70 mm, é empregado apenas ocasionalmente, para filmes que exigem uma especial qualidade de fotografia.


In www.mundodatv.com.br

0 comentários: