1976 - Tiago Monteiro, piloto português de automobilismo.
Tiago Monteiro continua a evoluir na sua carreira desportiva, iniciada há seis anos e meio, quase por acaso. Formado em Gestão Hoteleira, em Glion (Suíca), Tiago Monteiro, desde sempre um amante das velocidades, é protagonista de uma história original que contraria os estereótipos da progressão no desporto automóvel, e de acesso à alta competição.
Na adolescência somente apreciava as duas rodas... acompanhando, todavia, as corridas que o seu pai Edmar, realizava na Porsche Cup Francesa. Até que num dia em 1996 não resistiu à tentação e pediu autorização ao pai para experimentar o Porsche RS. Fê-lo em Paul Ricard, acompanhado pelo piloto profissional Luc Rozentvaig, que ficou surpreendido com a perfeição das suas trajectórias, tanto mais que o asfalto estava molhado, o que em nada perturbou o "candidato a piloto". Longe estavam todos de sonhar, que aquele seria o primeiro passo para uma carreira em rápida ascensão, sustentada por muito sucesso.
Os elogios tão animadores e unânimes, levaram Tiago Monteiro a encarar com mais determinação o seu futuro no desporto automóvel, participando em 1997, na Porsche Carrera Cup - Categoria B, com muita determinação e preparação. E os resultados viram-se: cinco vitórias e outras tantas «pole positions» permitiam a Tiago Monteiro sagrar-se Campeão de França, dessa categoria. Esse ano, 1997, foi importante na evolução da sua carreira já que permitiu ao piloto «aprender» os principais traçados franceses, factor que muito contribuiria para a sua evolução futura.
Foi convidado para participar na Porsche Super Cup, na corrida de apoio ao Grande Prémio de França de Fórmula Um. Embora fosse somente a quarta corrida da sua carreira, conseguiu o 9º tempo dos treinos cronometrados e classificou-se num brilhante 6º lugar. Em 1998, Tiago Monteiro dá o «salto» directamente para a F3, onde tripula um Dallara F396/Fiat, da equipa Signature Competition. Apesar da passagem para os monolugares e de enfrentar pilotos com muito mais experiência, o talento «está lá» e Tiago Monteiro conquista dois quartos lugares e é 12.º no final da temporada, posição que lhe permite ser o «melhor rookie» do ano.
In tiagomonteiro.com
0 comentários:
Enviar um comentário